segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Shurato


Sinopse
Shurato e Gai são dois amigos de infância que sempre treinaram juntos. Durante um torneio, onde se enfrentavam foram iluminados por uma misteriosa luz. Tal luz vinha do poder de Vishnu, Deusa do Mundo Celestial e responsável por transmigrar os dois rapazes, ou seja, levá-los para o Mundo Celestial.
Shurato, logo que acorda neste novo ambiente, conhece Rakesh, que se diz apaixonada por ele. Não demora muito e também encontra Gai, vestido com uma estranha armadura e disposto a matar Shurato. Na luta encontra um pequeno artefato em forma de leão, que se transforma em sua armadura. É salvo pela aparição de Leiga (Rei Karla) que leva Rakesh e Shurato para junto de Vishnu a qual lhe revela que ele é um dos 8 Guardiões Divinos do Povo de Deva.
Shurato não aceita todas estas informações e apenas pensa em como encontrar Gai e voltar ao seu mundo, mas seus planos são alterados por ser espectador de uma traição a Vishnu: Mestre Indra, seu maior discípulo, a transforma em pedra. Ajudado pelo poder de Vishnu, foge do palácio junto de Hyouga (Rei Celestial) e Rakesh. Indra acusa-os de ter petrificado Vishnu e juntos deverão provar sua inocência e trazer a vida novamente a Vishnu.Depois que descobrem que Indra é o verdadeiro traidor Ryoma e Leiga se juntam a eles já os demais guardiões são enganados pelo falso comandante e acabam lutando com seus companheiros.

Personagens

Os 8 Guardiões
Shurato, O Rei Shura: Personagem principal do anime, foi transmigrado para o Mundo Celestial com seu amigo Gai. É fiel a todos os seus amigos e sempre se recusa a ter de lutar com Gai. Mais tarde descobre ser o Sucessor de Brahma, Deus hindu da criação. Possui uma personalidade temperamental.Gosta de Rakesh,apesar de não adimitir.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan Abila Un Ken Sowaka
Golpe: O Poder de Shura, no original "Shura Maha-ken", que corretamente traduzido seria "Punho Esmagador Mágico de Shura".
Gai, O Rei Yasha: Também sucessor de Brahma. Logo que chega ao mundo celestial é dominado pelo poder do soma negro,que foi colocado nele por Shiva e passa a lutar contra Shurato, .
Mantra: On Bazara Tamakukhan Yasha Haan
Golpe: Vento Cortante do Lobo Diabólico.
Leiga, O Rei Karla: no original Rei Garuda.Personagem com trejeitos afeminados e muito brincalhão.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan Makhakarla Sowaka
Golpe: Ira de Karla, Pena Voadora, Passaro de Fogo e Tempestade de penas purpuras
Ryoma, o Rei Dragão: Fiel amigo de Hyouga e o primeiro a se unir a Shurato e Hyouga.Apesar de parecer ser o mais tímido é o primeiro a se casar.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan Nandu Rahnandu Sowaka
Golpe: Dragão de Fogo!
Lengue, a Rainha Nahla: A única mulher entre os guerreiros celestiais.Acredita plenamente no mestre Indra por quem era apaixonada.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan Makhanahla Sowaka
Golpe: Flor Solitária de Nahla.
Hyouga, o Rei Celestial: Amigo inseparavel de Ryoma, foi o primeiro a se tornar amigo de Shurato.Era o acessor direto de Vishnu.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan Makakyala Sowaka
Golpe: Cristal de Aço.
Kenya, o Rei Dappa: É o Guardião que mais desenvolveu o poder do Soma.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan Gyanauh Sanla Sanla Sowaka
Golpe: Trovão de Água Dappa.
Dan, o Rei Hiba: O mais violento entre os guardiões.
Mantra: Naumak Sanmandah Bodanan On Boku Ken Sowaka
Golpe: Tempestade de Areia Brilhante Hiba, Terremoto Destruidor Hiba.

Vilões
Indra: Antigo comandante supremo das forças divinas de Deva mais traiu Vishnu e virou comandante das forças de Shiva. É um traidor de Deva.
Mantra: Vish Horadara Kisha Bazara Handara Un Hattaa
Shiva: Deusa da destruição,ela tem o poder de liberar e acentuar o soma negro que existe em todos os seres.É uma deusa pertencente ao povo divino de Asra.
Triade do demônio:São em três,como o próprio nome já fala.São eles,Akalanata de Fudoumyo,Trairah de Rosansi e Kundalini.Dos três o mais forte é Akalanata apesar de Trairah mostrar grande poder ao conseguir transmigrar Shurato de volta a seu mundo.Além deles existem outros vilões que são do divino povo de Asra e utilizam o soma negro.

Outros Personagens
Rakesh: Namorada de Shurato (apesar de ele não assumir) e sucessora de Vishnu.Ela está sempre alegre e é bem romântica nunca se separa de seu bichinho de estimação Mii.
Vishnu: Deusa da criação é quem transmigra Shurato e Gai para o munso celestial,líder suprema das forças de Deva.
Mantra : Shibeti Shibeti Handara Bashin Sowaka. On Hand Mei Shindamani Jinbara Un. On Barada Hand Mei Haan.
Maritir de MarishiTen: Velho amigo de Hyouga e Lengue. Era apaixonado por Lengue, mas ao ver que não seria correspondido pois ela era apaixonada por Indra, fugiu do palácio celestial. Mais tarde, retorna doente, vítima da Peste das Bolhas Vermelhas.

[Shurato versus Cavaleiros do Zodíaco


Shurato surgiu no Japão na época em que Os Cavaleiros do Zodíaco estava em seu auge e as produtoras concorrentes da Toei Animation (produtora de Cavaleiros), não tardaram a tentar colocar no mercado um produto que tentasse pegar carona na preferência dos fãs de anime. Shurato foi um deles e justamente por isto carrega muitas semelhanças com seu "irmão de armadura".
Entre as principais semelhanças, podem ser citadas o contexto religioso-mitológico. Enquanto Cavaleiros do Zodíaco dava forma as lendas da Mitologia grega, Shurato tomou moldes da religião Hindu. Tanto Seiya (protagonista de Cavaleiros), quanto Shurato lutam para salvar uma deusa.
Os personagens de ambas as séries trajam armaduras; as de Shurato (chamadas Shakti) são mais pomposas, com visual mais plástico, cheio detalhes em alto relevo e curvas. As de Cavaleiros do Zodíaco mesmo sendo mais simples, vão ficando mais complexas conforme o anime evolui.
A energia ilimitada que liga os personagens ao meio exterior, cuja capacidade de manipular e expandir faz dos protagonistas seres invencíveis. O poder do Cosmo em Cavaleiros e o brilho do Somma em Shurato.
Sem falar na semelhança de alguns ataques por exemplo:A tempestade de Pena Karla parece muito com a Ave Fênix de Ikki,O dragão de fogo se assemelha ao Coléra do Dragão dentre outros.
No Brasil, assim como no Japão, o anime foi lançado tentando pegar carona no sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco, que havia se tornado febre entre os brasileiros após sua exibição na extinta Rede Manchete.

Canções
As canções de Shurato são consideradas por muitos fãs brasileiros, como algumas das mais bem adaptadas e interpretadas para o português. Além disso, o estúdio, fazendo um bom trabalho, chegou a trocar as músicas internas do anime pela versão dublada, o que raramente é feito e serviu para acentuar a carga dramática das cenas.

Dublagem brasileira
Para o Brasil Shurato foi trazido pela Tikara Filmes, de Toshihiko Egashira. A dublagem de Shurato estava para ser feita pela Gota Mágica, mas como a mesma estava com muitos animes para dublar, devido ao fenômeno Cavaleiros do Zodíaco, ela foi feita pela Dubla Video (que possuía mais tradição com filmes). A direção ficou a cargo de Leda Figueiró.
Com seus 38 episódios, a dublagem completa foi finalizada em pouco mais de um mês.
Shurato (Shura Oh Shurato) — Marcelo Campos
Gai (Yasha Oh Gai) — Mauro Eduardo
Ken'nya (Dappa Oh Kuuya) — Guilherme Lopes
Mestre Indra (Raitei Indrah) — Cassius Romero
Leiga (Karura Oh Reiga) — Hermes Barolli
Ryoma (Ryu Oh Ryouma) — Leonardo Camilo
Lengue (Nahra Oh Renge) — Márcia Regina
Dan (Hiba Oh Dan) — Silvio Giraldi
Hyouga (Ten Oh Hyuga) — Affonso Amajones
Mi (Hidaka Yumiko) e Salas (Benzai Ten Sallas)e a irmã de Shurato — Leda Figueiró
Vishnu — Tânia Gaidarji
Shiva — Walter Breda
Akalanata (Fudou Myou Oh Akaranarta) — Élcio Sodré
Trairah (Gosanze Myou Oh Trylo) — Cristina Rodrigues
Lilli Halli Francisco Brêtas
Narrador — Sérgio Moreno

Lista de episódios
On Shura Sowaka.
A Grande Conspiração.
O Desafio de Ryoma.
O Despertar do Somma, a Explosão.
Pena! Traz-me a Verdade.
A Batalha do Amor e da Dor.
As Armadilhas da Caverna do Luar.
Rumo a Árvore do Palácio Celestial.
Luta Final! Acende, Luz Sagrada da Vida.
Gai Com Força Total, a Luta da Morte.
Lengue, a Tragédia da Fiel Guerreira.
O Duelo da Amizade.
O Contrataque da Formação Mandala.
No Linear do Amor e do Ódio.
A Temível Tríade do Demônio.
O Retorno de Rakeshi.
O Terror da Rosa Vermelha.
Em Busca da Memória Perdida.
Adeus Terra Natal, A Difícil Decisão.
O Roubo da Tática Secreta.
O Perigo Dos Shakitis Conectados.
A Última Batalha de Ryoma.
O Palácio Celestial no Meio da Tempestade.
O Adeus de Indra.
A Dor do Destino, Shurato Contra Gai.
Asra o Novo Inimigo.
A Procura do Poderoso Shakiti.
O Destino do Mau, O Retorno de Gai.
O Ataque de Leiga.
O Escolhido.
O Somma da Amizade.
O Surgimento do Shakiti.
O Bem ou o Mau, a Escolha do Deus da Criação.
A Batalha Final o Ataque de Ódio.
Depois Das Trevas o Futuro.
Convocação Urgente, a Batalha Final.
O Ataque Das Águas Perdidas.
A Eternidade Para o Rei Shura

Notas
.Na realidade este nome foi mal traduzido quando o desenho foi dublado. O nome correto é Asura, que foi um demônio ao qual a deusa Shiva e todo o povo de "Asra" se aliaram. Por isso a nomeação de povo divino de Asura, que tem a característica de ser um povo malígno.
É um espírito que tem uma forte ligação com a natureza e que preza a paz. Por isso a razão da nomeação de povo divino de Deva, que tem como característica ser um povo pacífico e que preza a vida de todos os seres e da natureza (e também do mundo como um todo).

Nenhum comentário: