terça-feira, 1 de janeiro de 2008

AstroBoy


Tetsuwan Atomu" (ou "Astro Boy", como é conhecida no resto do mundo) talvez seja a série mais popular de Osamu Tezuka, e foi tomada por muitos como o símbolo máximo dos primeiros passos do mangá - que já eram bem largos e cheios de talento.
Na história, AstroBoy é um robô criado pelo Dr. Tenma, empregado do Ministério da Ciência do Japão, para substituir o seu filho recém-falecido em um acidente de carro. Na série original (diferente das produzidas na década de 80 e em 2003), Tenma vê que o robô não é capaz de ocupar o lugar de seu filho, e, de maneira cruel, o vende para um dono de circo.
A história prossegue, de maneira emocionante, mostrando a crueldade dos seres humanos, ao mesmo tempo que sobressalta a humanidade de um robô. Como não poderia deixar de ser, logo também são descobertos os superpoderes de AstroBoy - como sua força descomunal de 100.000 HP e suas armas embutidas. A influência do personagem de Tezuka na vida cotidiana do Japão é tão grande, que o robô chegou até mesmo a ganhar cidadania japonesa no dia 7 de Abril de 2003 - o dia em que, na ficção, Astroboy foi criado -, e passou a, oficialmente, fazer parte da sociedade humana, no mundo real.
Foram produzidas mais duas séries, uma em 1980 e outra em 2003. A influência do personagem de Tezuka na vida cotidiana do Japão é tão grande, que o robô chegou até mesmo a ganhar cidadania japonesa no dia 7 de Abril de 2003 - o dia em que, na ficção, Astroboy foi criado -, e passou a, oficialmente, fazer parte da sociedade humana, no mundo real.

Nenhum comentário: